quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Mito ! Madeira = Fogo !!!

A MADEIRA RESISTE AO FOGO, E MUITO MAIS DO QUE OUTROS MATERIAIS

Contrariamente à idéia difundida, a madeira oferece uma excelente resistência ao fogo. Há três razões para isso : sua má condutividade térmica, seu teor de água e a crosta carbonizada que se forma, criando rapidamente uma camada isolante que freia a combustão até impedí-la.
Sendo a madeira um mal condutor de calor, a temperatura interna cresce mais lentamente, não provocando maior comprometimento da região central das peças que, desta maneira, podem manter-se em serviço, nas condições que o aço, por exemplo, já teria entrado em colapso (escoamento), mesmo não sendo inflamável.
Além disso, num incêndio, uma estrutura de madeira perde menos rapidamente sua capacidade portante que uma estrutura de aço ou de concreto armado. A madeira transmite 10 vezes menos rapidamente o calor que o concreto e 250 vezes menos que o aço!
Outra característica importante da madeira com relação ao fogo é o fato de não apresentar distorção quando submetida à altas temperaturas, tal como ocorre com o aço, dificultando assim a ruína da estrutura.
O que há de bom também é que a madeira não libera gases nocivos qundo queima (a não ser as tratadas em autoclave).

Eng. Alan Dias

Fontes :
- Dimensionamento de Elementos Estruturais de Madeira, Carlito Calil Junior
- Comitê Nacional para o desenvolvimento da madeira na França,
www.bois-construction.org

Nenhum comentário: