segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Julius Natterer (Parte 1) - Estádio Altusried

"Só o crescimento do uso da madeira nas construções pode salvar as nossas florestas" - Prof. Julius Natterer

O Professor Julius Natterer é um engenheiro civil alemão, que ministra cursos de estruturas em madeira na Universidade de Lausanne, Suíça. É em seu escritório na Alemanha, em Wiesenfelden, chamado de IEZ Natterer GmbH, que estão localizadas as obras em estruturas de madeira mais importantes do mundo.

Hoje mostrarei um estádio projetado pelo arquiteto Alsturied Mohr, na cidade alemã de Alsturied. Construído em 1999, a construção se constitui de 5 treliças espaciais de madeira roliça variando em diâmetros de 30cm a 50cm e espaçadas em 14m. Tomando-se como base os 3 pontos elas somam 31m, o suficiente para a viga em balanço ser suportada pela base de concreto e o aço puxá-la pra cima. O telhado consiste em vigotas de madeira formando lamelas, onde por cima vão ripas pregadas diagonalmente. Esse tipo de telhado fez com que ele ficasse autoportante e reforçado, e ao mesmo tempo leve, o que déu um ar gracioso à cobertura. Essa estrutura de telhado marcou um estágio em que os engenheiros e arquitetos abriram uma nova visão de como a madeira pode ser utilizada na estrutura. A madeira utilizada é nativa e os carpinteiros que trabalharam na obra também.

4 comentários:

Anônimo disse...

Encontrei seu site quando procurava informações sobre J. Natterer. Muito interessante, para os que apreciam estruturas de madeira!
Gostaria de indicar uma outra página, que contém fotos da construção da Tribuna de Altusried

http://www.altusried.de/kultur/fotosbau.html

Anônimo disse...

como funciona esssa ligaçoes na madeira roliça?
nesse caso onde a gente observa o encontro de mais de tres toras.
obrigada!

Eng. Alan Dias disse...

Cara Ane, provavelmente no encontro de 3 ou mais peças de madeira há uma ferragem embutida. Poderá ser barras roscadas, ou linguetas de aço galvanizadas no eixo das peças. Se eu conseguir descobrir mais vou postar por aqui !
Obrigado pela visita !

Anônimo disse...

Muito legal seu site. Esta ajudando muito. Mas ha dois pequenos erros que atrapalham a pesquisa: no texto corrido ha um erro de grafia do nome da cidade que é Altusried. E o nome do arquiteto não é o mesmo da cidade. se eu não me engano é Leopold Mohr. Parabéns pelo site.