segunda-feira, 4 de abril de 2016

A madeira é ideal para construções bioclimáticas

Naturalmente isolante e aberta à criatividade arquitetônica, a madeira constitui um recurso de grande valor agregado para as edificações.

As vantagens da madeira na construção de habitações:

Há pouco mais de cinco anos, somente os apaixonados pela madeira optavam por esse material, ou aqueles que queriam diferenciar-se do habitual. Hoje, a madeira não é mais a escolha refinada de uma elite.

A população está motivada, porque a madeira torna-se uma verdadeira solução aos olhos de todos. O primeiro argumento é o ecológico:

  • Os canteiros das obras em madeira consomem pouca energia, e principalmente as fósseis.
  • Utilizam pouca água, apenas para as fundações.
  • Não geram perdas de materiais ou descartes poluidores.

Do lado estético, a madeira permite quase todas as formas desejadas. Além disso, ela pode ser fabricada industrialmente e os elementos construtivos montados diretamente no canteiro de obra. Permitindo trabalhos bem mais rápidos e menos onerosos do que as construções em alvenaria convencional.

madeira-construcoes-bioclimaticas

A madeira na construção bioclimática.

É o material ideal para esse tipo de edificação. Primeiramente, porque possui propriedades isolantes naturais; perfeitas para compor o envelope da construção. Além do mais, as construções em madeira são isentas de pontes térmicas, porque não apresentam falhas de isolação.

Características de uma residência bioclimática, em madeira.

Construir uma habitação bioclimática consiste, principalmente em:

  • Aproveitar ao máximo as energias naturais.
  • Otimizar a organização e a orientação dos diversos ambientes do edifício.

Proporcionar aos recintos, maior aproveitamento da luz e calor do Sol, evitando gastos desnecessários com outras fontes de energia.

Um novo conceito de construção civil.

É oportuno repensar os materiais de arquitetura, criticamente; Arquitetos, engenheiros, construtores e usuários, devem trabalhar de mãos dadas, na busca das melhores performances possíveis.

Seria oportuno criar uma agenda setorial, estabelecendo normas e procedimentos mais adaptados ao meio ambiente, para conciliar as limitações energéticas e arquitetônicas às condições geográficas e climáticas de cada região.

Caso contrário, os grupos de pressão atuais continuarão influenciando as ações dos governos que se sucedem em projetos pseudo-sociais, que não avaliam corretamente o patrimônio biotecnológico nacional, ocultando os custos socioambientais envolvidos.

O desenvolvimento sustentável da construção em madeira.

As florestas são naturalmente renováveis. Entretanto, para ser durável é necessário explorar esse recurso de forma racional, observando rigorosamente os limites de desmatamento. Hoje, existe conhecimento científico suficiente para orientar o processo de exploração madeireira, em qualquer região do planeta.

A França, por exemplo, explora apenas 25% de suas reservas florestais, ou seja, um valor bem abaixo da renovação biológica natural. Além do mais, replanta sistematicamente as espécies abatidas e amplia as áreas reflorestadas.

A sociedade, através de seus representantes legítimos, deve exigir controles eficazes sobre a preservação dos recursos florestais, e selecionar os produtos certificados existentes no mercado.

Instituições certificadoras de madeiras e florestas.

CERFLOR
www.inmetro.gov.br/qualidade/cerflor.asp

FSC
www.fsc.org.br

Texto do Eng. Élcio Ielpo do blog (www.madeirambiente.com.br)

Nenhum comentário: