segunda-feira, 4 de abril de 2016

A madeira e a energia incorporada

A noção de Energia Incorporada remonta aos anos 70. Na Construção, ela permite claramente comparar o consumo de energia para a produção de diferentes materiais, desde a Matéria-Prima bruta, até a reciclagem final ou descarte. Com isso podemos optar pelo uso de materiais de menor impacto ambiental, como a Madeira.

Definição

Energia Incorporada (Énergie Grise) – De acordo com Erik Niemann (MGC/DRAST) “A soma de toda a Energia necessária para assegurar a elaboração de um material, desde a extração da matéria bruta, o tratamento, a transformação, a fabricação do produto final, bem como o transporte necessário em todo o processo, até sua colocação no canteiro de obra. Incluídos os gastos energéticos, de materiais e de manufatura que contribuem para sua conclusão”
Fonte: “L’energie grise dans la filière bâtiment et travaux publics de Erik Niemann”

Energia incorporada (Emergia) – De acordo com Enrique Ortega (FEA/UNICAMP): “Emergia é o valor biosférico dos recursos da Terra”. Então o balanço de emergia étega: “A contabilidade ambiental, econômica e social dos sistemas, considerando a energia contida nas diferentes contribuições que o sistema recebe”. É uma ferramenta usada para calcular a eficiência do sistema através da Transformidade. Utilizando princípios da termodinâmica.
Fonte: www.unicamp.br/fea/ortega

Como avaliar a Emergia de um material

O cálculo global leva em conta cada fase de produção e transformação do material, também chamada de Análise do Ciclo de Vida:

  • A produção ou extração
  • A estocagem
  • O transporte
  • A embalagem
  • Os resíduos originados
  • A destinação dos materiais não recicláveis

Podemos assim avaliar o consumo de Energia em kWh/t (quilowatt-hora / tonelada) de um material, ao longo de todo seu ciclo de vida. Constatamos, por exemplo, na tabela abaixo, que a quantidade de energia incorporada (Emergia) do Alumínio é próximo de 50 vezes superior à da Madeira.

madeira-energia-1

Podemos, portanto, concluir que a energia consumida ao curso do ciclo de vida de um material depende da complexidade de elaboração do produto final.

Uma noção fundamental no segmento da Construção: A produção industrial de materiais gera emissões de CO2. Considera-se que essas emissões estão na ordem de 350kg de CO2 por 1000 kWh de energia incorporada.

De acordo com esses dados e a Emergia dos materiais, indicadas na tabela anterior, podemos calcular a geração de CO2 ao longo dos ciclos de vida:

  • De uma tonelada de Alumínio de primeira fusão: 11,8 toneladas de dióxido de carbono.
  • De uma tonelada de Madeira serrada: 250 quilos de dióxido de carbono.

« Uma reflexão sobre a escolha dos materiais utilizados nas construções revela-se, portanto, incontornável, afim de reduzir a quantidade de energia necessária para uma mesma finalidade »

Vantagens da Madeira na preservação do Meio ambiente

A Madeira de exploração sustentável apresenta um balanço de carbono neutro, significa que o CO2 lançado na atmosfera, por sua transformação e reciclagem, é totalmente reabsorvido pela floresta. Podemos afirmar que trata-se de um material de baixa retenção energética na sua produção (Emergia), e que devemos, portanto, considerá-lo também como uma solução eficaz na luta contra o Efeito Estufa.

madeira-energia-2

Retenção energética de diferentes materiais

Consumo de Energia em quilowatt (kW) para produzir um metro cúbico (m3)

madeira-energia-3

Os números apresentados acima podem guardar variações entre as diversas fontes de observação dos dados, porque dependem de numerosos fatores. A influência dos grupos de pressão (empresas e associações de classe), assim como, as políticas governamentais, devem ser ponderados na análise crítica desses valores.

 madeira-energia-4madeira-energia-5

A retenção energética da Madeira serrada é mínima comparada aos outros materiais: 700 kWh por tonelada.
madeira-energia-6madeira-energia-7
A utilização do Alumínio em grande quantidade é nefasta para o Meio ambiente. Sua retenção energética é de 33.700 kWh por tonelada.
madeira-energia-9
O PVC também apresenta uma retenção energética muito alta, de 18.750 kWh por tonelada.

Texto do Eng. Élcio Ielpo do blog (www.madeirambiente.com.br)

Nenhum comentário: