sábado, 24 de abril de 2010

Projeto de uma OCA indígena

Local : Monte Verde – MG
Madeira : Eucalipto ou bambu

Este é um projeto que provavelmente ficará no papel, mas foi bem interessante fazê-lo. Projetei a estrutura com peças de eucalipto de diâmetro 5,0cm à 8,0cm que pudessem ser maleáveis o bastante pra poderem se curvar. Talvez pudesse ser feito com bambu também, seria uma opção que eu iria sugerir. A cobertura em palha, ou piaçava conferirá à estrutura o acabamento típico de uma Oca indígena!
A estrutura funcionará para uma loja de esportes radicais!

Oca Monte Verde 01 Oca Monte Verde 02 Oca Monte Verde 03 Oca Monte Verde 04 Oca Monte Verde 05 Oca Monte Verde 06 Oca Monte Verde 07 Oca Monte Verde 08 Oca Monte Verde 09

A Madeira Laminada e Colada de Pinho do Paraná nas Estruturas

Com este post estou iniciando uma série de publicações de artigos e livros antigos que tenho por aqui que creio não existirem mais ou são de difícil acesso.
Este é um artigo escrito pelo Vinício Walter Callia, no ano de 1958 para o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), publicado como Boletim 47.
Bem interessante e avançado para a época, trata da montagem de estruturas de madeira laminada e colada na época!
O Scan não está tão bom pois o livro não estava muito bem conservado, mas dá pra ler tudinho…
Aproveitem!


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Torre de Madeira para Observação

Obra : Torre de madeira com 25m de altura
Madeira : Eucalipto citriodora
Local : Igaratá – SP
Arquitetura : Alfredo Kobbaz

Este é um projeto que fiz em 2009 para um senhor que gostaria de observar a sua fazenda por sobre as árvores da mata nativa que havia em sua propriedade.
A estrutura constitui-se de uma torre em forma de treliça com os pilares inclinados, todos contraventados com vigas em forma de “X”. No eixo central foi feita uma escada em espiral, travando todos os 4 pilares centrais. Fiz um estudo da ação do vento na estrutura e, como a base da torre não é contraventada, projetei neste trecho pilares compostos que poderiam absorver os possíveis momentos fletores ou flambagem dos pilares. Acabou ficando interessante!
Creio que esta é a estrutura em madeira mais alta do Brasil, pois não tenho conhecimento de nenhuma outra neste sentido, se souberem avisem-me!

IMG_0474 IMG_0482 IMG_0501 IMG_0436 IMG_0494 IMG_0460 IMG_0400 IMG_0391 Torre Campos012 Torre Campos011 Torre Igaratá