sábado, 24 de abril de 2010

Projeto de uma OCA indígena

Local : Monte Verde – MG
Madeira : Eucalipto ou bambu

Este é um projeto que provavelmente ficará no papel, mas foi bem interessante fazê-lo. Projetei a estrutura com peças de eucalipto de diâmetro 5,0cm à 8,0cm que pudessem ser maleáveis o bastante pra poderem se curvar. Talvez pudesse ser feito com bambu também, seria uma opção que eu iria sugerir. A cobertura em palha, ou piaçava conferirá à estrutura o acabamento típico de uma Oca indígena!
A estrutura funcionará para uma loja de esportes radicais!

Oca Monte Verde 01 Oca Monte Verde 02 Oca Monte Verde 03 Oca Monte Verde 04 Oca Monte Verde 05 Oca Monte Verde 06 Oca Monte Verde 07 Oca Monte Verde 08 Oca Monte Verde 09

3 comentários:

juh. disse...

Oi Alan!
Sou estudante de arquitetura e urbanismo e encontrei por acaso o seu blog quando procurava por projetos em madeira laminada colada. Ainda sou leiga sobre a utilização dos materiais nos projetos, por isso gostaria que vc me explicasse melhor, se vc puder, sobre a MLC.
Por exemplo, eu gostaria de saber se é possível fazer uma estrutura em MLC. Ela pode ficar exposta ao sol, chuva, etc, apenas sendo impermeabilizada? A manutenção é constante? Quanto teria a espessura de uma parede de MLC?
Muito obrigada desde já!
pode mandar aqui: juh_sati@yahoo.com.br

Alindo Alves disse...

muito bom!
adorei seu blog!
passa la no meu depois!
falow

Newton disse...

Olá,
Você conhece as estruturas tipo zome? São cúpulas baseadas em losagos inspiradas nas cúpulas geodésicas. Há um site chamado heliss.com de um francês que fabrica essas estruturas mas com peças inteiriças que denomina hélices duplas. Não sei como são ele as fabrica e como consegue cortá-las no formato que têm.
Gostaria de saber se é possivel você ajudar a compreender esse processo e se é possível fazê-las aqui no Brasil.