As estruturas recíprocas são um tipo de estrutura formada por grelhas tridimensionais principalmente usadas como uma estrutura de telhado ou cobertura, consistindo em peças que se apoiam mutuamente e inclinadas colocadas em um circuito fechado. A extremidade interna de cada viga serve como apoio e suporta o feixe adjacente. Na extremidade externa das vigas, são apoiadas por uma parede externa, anel de raio ou por colunas. O apoio mútuo irradiando feixes colocado tangencialmente em torno de um ponto central de simetria forma um polígono interior. As extremidades das vigas forma um polígono exterior de um círculo.
Principalmente em madeira, esse sistema estrutural torna-se bastante interessante pois é uma estrutura que se suporta “por si só”, como um jogo de “pega-varetas”.
Mais uma inspiração para os arquitetos!
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Estruturas Recíprocas em Madeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Muito interessante esse tipo de estrutura.
Seu blog é incrível! Sou estudante de Engenharia Civil e espero ter o privilégio de fazer tantas coisas interessantes como você quando formado!
Grande abraço!
Vaya Alan, hacía tiempo que no venía por aquí, pero veo que esto sigue estando muy interesante.
Un saludo
Hola Diego! Gracías por la visita!
Un gran saludo!!!!
olá
Sou estudante de arquitetura e estou muito interessada em construções de madeira.
Essas estruturas reciprocas são mesmo incriveis, além de despensar junções metálicas formam desenhos bonitos - com a beleza da matemática.
O seu blog é muito interessante, parabems!
simplesmente sensacional...
Olá, sou estudante de arquitetura e gostei muito do seu blog.
É empolgante saber a quantidade e a variedade de possibilidades que a madeira oferece.
Essa estrutura é impressionante! Que beleza!
Estou projetando uma casinha no sítio e o telhado TEM que ser assim. Antes de sair fazendo, como costumo fazer, gostaria que você pudesse dar uma noção do cálculo (ou indicar onde posso encontrar) para realizar tal estrutura.
Agradeço desde já e te parebenizo pelo trabalho! Como você vê já está fazendo diferença nas cabeças de estudantes e profissionais!
Postar um comentário