terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jam Jardins – Restaurante Japonês

Arquiteto : Walter Gola
Cálculo Estrutural Madeira e Metálica : Eng. Alan Dias
Fundações : Reyolando Brasil 
Decoração e Estilo : Arq. Hélio Pellegrino
Paisagismo : Gil Fialho 
Local : Rua Bela Cintra 1929, São Paulo, SP


Este foi um projeto beeem desafiador que fiz aqui em São Paulo. Os proprietários me contrataram pra fazer uma estrutura totalmente mista de madeira, metal e concreto. Pensei tudo como se fossem pórticos independentes pra resolver os cálculos, depois juntei tudo. Todos os pilares da estrutura estão a 1cm do chão, para parecer que o restaurante está flutuando. Coisa de projetista mesmo. Pra ligar as vigas metálicas nos pilares de madeira criei (com uma dica da Eng. Helô Maringoni – thanks!) um anel metálico que “abraçou” o pilar, me dando área para solda das peças metálicas. Logo na entrada, um pergolado atirantado com cabos de aço em forma de “X” para não balançarem. Escada metálica com degraus engastados no pilar de madeira formam uma “escultura” central, pura magia estrutural! O palco, sem pilares frontais, apenas fixados nos pilares laterais de madeira parece estar voando. No andar superior, criei uma treliça com 11m de vão livre, suportada no ponto central com minha mão-francesa em forma de tesoura invertida. Cobertura com telhas metálicas trapezoidais e uma abertura zenital imensa e redonda, que parece um disco voador de ponta cabeça, concedendo ao lugar luz natural em todas as horas do dia!
Projeto foi muito bom de fazer, deu pra exercitar muito a criatividade!!!


1 2 3

4 5 jam2

7 8 6

DSC06477

DSC06488DSC06507

DSC06530 DSC06845 DSC07714 DSC07716 DSC07997 DSC08006 DSC08355 DSC08330

Base 04 Det. MF Eixo 04 Eixo F

4 comentários:

FFF disse...

Parabéns pelo projeto Alan! O resultado final ficou bacana também.

Marcelão disse...

Alan, muito bom o projeto! Parabéns!É bom quando puxam pelo lado criativo da gente, imagino então no seu caso, que boa parte do trabalho envolve mais técnica, como deve ser bom poder "viajar" um pouco além do convencional.
Parabéns mesmo.

Anônimo disse...

Alan, que madeira foi utilizada nesta obra?

Estruturas de Madeira disse...

Olá, utilizei Eucalipto Citriodora nos pilares de diâmetro 30-35cm. Para as vigas maciças utilizei Itaúba! Os revestimentos são de madeira de demolição reaproveitadas, aí mesclamos Roxinho, Peroba Rosa, Canela, Perobinha, etc...
Abraços!