quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tesoura em Madeira com 30m de vão livre

Local : Cubatão – SP
Projeto e Cálculo : Eng. Alan Dias
Madeira Utilizada : Peroba Rosa

Este é um projeto interessante que surgiu com a paixão do proprietário do galpão por estrutura em madeira. O rapaz, dono de uma madeireira gostaria de fazer um galpão pra showroom e estoque de madeira que tivesse 30m de vão livre, sem pilares para atrapalhar o manuseio das peças. Após diversas empresas oferecerem a solução em aço, ele acabou me procurando pra fazer o projeto em madeira, já que, como madeireira ele forneceria todo o material. Topei o desafio e resolvi fazer o projeto da tesoura como eram feitos antigamente, de repente pra resgatar a beleza das antigas estruturas de um jeito mais “moderno”. No cálculo, trabalhei apenas com peças de bitolas comerciais, como 6x12, 6x16, 6x20, que é o barato de se projetar tesouras em madeira. Com todo este vão, o cálculo me fez adotar uma tesoura com peças TRIPLAS, pouco usuais hoje em dia. Na linha e na asna, peças triplas de 6x20, com no máximo 6m de comprimento. Aí está a beleza! Teremos 30m de vão livre, com peças comerciais e comprimentos de no máximo 6,0m, só a madeira pode proporcionar tal feito! As emendas, resolvi adotar uma solução mista de aço+madeira, que funciona melhor pra tração. Nas diagonais, que funcionam à compressão, usei peças duplas com um tipo de contraventamento usado nos anos 50, que são sarrafos pregados em forma de zigue-zague, conferindo um toque particular às peças de madeira. Devidamente contraventadas com terças em formas de treliça (terças armadas) a cobertura ficou super leve e eficiente. Notem uma pequena contraflecha de 10cm que fiz no centro das tesouras pra deixá-las mais leves ainda!

DSC07047 DSC07060 DSC08091

DSC08098

DSC08104

IMG_1075

IMG_1078

IMG_1079

IMG_1080

IMG_1081

image

image image

4 comentários:

Carlos disse...

olá Alan! Parabéns pelo teu trabalho nesta estrutura, ela tem pormenores muito interessantes. É bom ver que com a madeira tudo é possível de fazer.
Espero que continues com o grande trabalho que tens feito e que nos disponibilizes informação tão preciosa como a que tens disponibilizado.

Muito obrigado

Anônimo disse...

Olá Alan parabens pela tesoura ficou muito bem feita.
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar a projetar uma tesoura de vão livre de 8 metros monha duvida é na bitola das madeiras a serem usadas, tenho receio de empenar.
Um abraço Rafael

CLÁUDIO VIEIRA disse...

Parabéns, irmão! Provando assim a teoria que, a partir da Engenharia fazemos Arquitetura. Bela plasticidade, forma e função! Assim como Eiffel, você manuseia a madeira com requinte e prazer! Show!

g23info disse...

Muito bom! Está cada vez mais difícil encontrar quem faça trabalhos em madeira com tanta perfeição! vale lembrar que a madeira precisa ser bem tratada para que dure por mais tempo!