quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Decks de Madeira - Espiral Decks

Decks executados por : Carpintería Estruturas de Madeira

O deck, como pode parecer a muitas pessoas, não é simplesmente um elemento decorativo numa área ajardinada. Sem dúvida, além de sua beleza plástica e cromática, ele pode atuar como componente importante no micro-clima do ambiente, se observados alguns detalhes durante seu projeto e construção.

Ao redor de uma piscina, por exemplo, quando construído sobre pequenos pilares, exerce importante função como filtro, contra pequenas folhas do gramado ou de outros vegetais, trazidas normalmente pelo vento. Isso ocorre pela simples queda das mesmas nos vãos das tábuas, impedindo assim sua desnecessária presença na superfície da água.

Dependendo de seu tamanho, a colocação dos utensílios como cadeiras, guardas-sol, mesas etc. e mesmo os folguedos tão praticados ao redor da piscina, garantem também maior limpeza da água, que por não receber pedaços de folhas de grama trazidos nos pés molhados, permanece limpa por muito mais tempo.

Quando bem projetado, outra função também importante é a de permitir a presença de ar fresco sob o tabuado. Na medida em que o sol vai aquecendo o ambiente, o ar acima do deck dilata e, mais leve, sobe arrastando o ar mais fresco para cima. Tal fato permite maior frescor aos usuários, minimizando a sensação de calor causticante nos dias de sol muito forte, redundando no final, em prazer (frescor) e mais comodidade (água muito mais tempo limpa).

Logo que me formei engenheiro, montei a ESPIRAL DECKS PERSONALIZADOS, e comecei a prestar serviços de projeto e execução de decks e pergolados em madeira para arquitetos e paisagistas. As estruturas dos decks e pergolados normalmente precisam de pouco cálculo, então as soluções eram quase sempre imediatas. Foi meu contato inicial com a madeira, e trabalhei com isso por quase 5 anos. Trabalhava em parceria com paisagistas como Gilberto Elkis, Alex Hanazaki, Benedito Abbud, Evani Kupperman, Marcelo Faisal, Isabel Duprat, Martha Gavião, Roberto Riscala, Cristiane Ramos (IBRAP), etc. Também com alguns arquitetos como Gilberto e Olegário de Sá, Mauricio Queiroz, Brunette Fracarolli, Roberto Migotto, etc. Dentre os projetos que executei, destaca-se o deck do Hotel Unique, de Rui Othake, em São Paulo. Bons tempos, onde conheci muita gente legal e onde adquiri bastante experiência com obras e profissionalismo de alto padrão.


Atenção : TODOS OS TRABALHOS ABAIXO FORAM EXECUTADOS PELA NOSSA EQUIPE, CUIDADO COM AS IMITAÇÕES!!!!!!

Decks (1) Decks (2) Decks (3) Decks (4) Decks (5) Decks (6) Decks (7) Decks (8) Decks (9) Decks (10) Decks (11) Decks (12) Decks (13) Decks (14) Decks (15) Decks (16) Decks (17) Decks (18) Decks (19) Decks (20) Decks (21) Decks (22) Decks (23) Decks (24) Decks (25) Decks (26) Decks (27) Decks (28) Decks (29) Decks (30) Decks (31) Decks (32) Decks (33) Decks (34) Decks (35) Decks (36) Decks (37) Decks (38) Decks (39) Decks (40) Decks (41) Decks (42) Decks (43) Decks (44) Decks (45) Decks (46) Decks (47) Decks (48) Decks (49) Decks (50) Decks (51) Decks (52) Decks (53) Decks (54) Decks (55) Decks (56) Decks (57) Decks (58) Decks (59) Decks (60) Decks (61) Decks (62) Decks (63) Decks (64) Decks (65)

27 outubro 2003 029
Utilização de um fio de cobre de 2mm entre os barrotes e as réguas (impermeabilizadas com Neutrol).

27 outubro 2003 031
Esse sistema evita que as réguas do deck encostem nos barrotes. Com isso há uma maior ventilação na parte inferior do deck, fazendo com que a água seque muito mais rapidamente, evitando o apodrecimento das madeiras, que não encostam uma na outra.


27 outubro 2003 036
Aplicação de Polisten (Sayerlack)

Decks Espiral (64)

Quanto esquenta um deck ?

Quanto esquenta um deck em relação à outros materiais de revestimento externo :

COR GRAUS
GRAMA 38°
CIMENTO BRANCO 40°
DECK DE PINUS 52°
DECK DE CUMARÚ 57°
DECK DE ITAÚBA 57°
DECK DE MASSARANDUBA 57°
DECK DE IPÊ 58°
ASFALTO 59°

* Medidor de reflexão com variação de 1,5 graus.

* Valores máximos de temperatura para sol a pino ao nível do mar.

Quer fazer um deck ? Mande-me um e-mail : projetos@carpinteria.com.br

23 comentários:

dario disse...

hola alan podras mandarme el informe de los deck a mi correo darioesteban@arnet.com.ar
saludos desde carcaraña
atte dario

Unknown disse...

Oi Alan!
estou começando neste seguimento e
primeiramente quero fazer um deck no fundo do meu quintal.
porem,existe um declive de + ou -
05 graus.
como posso resolver este problema?
e quanto vou gastar de madeira,pois a medida do meu quintal é 4,5x4.0?

Amanda Almeida Antunes disse...

Oi Alan,
Preciso fazer um deck suspenso numa área de 7,90 x 2,75 m, com uma estrutura de apoio em barrotes chumbados nas paredes laterais. Considerando que o peso total do deck (estrutura mais piso) não pode ultrapassar 400 kg e que o mesmo deve suportar uma carga em torno de 200 kg/m2, o que você me aconselha: tipo de madeira, medida e espaço entre vãos de apoio para os barrotes, e tipo de madeira e medida para o piso ?

Antonio Abrão disse...

Oi Alan,
meu nome é Antonio Abrão, moro em Foz do Iguaçu, Pr e tenho um grande deck de ipê em volta da piscina e na varanda, que fica o tempo todo exposto ao sol e chuva. Use Osmocolor gold, 3 demãos, mas com apenas 4 meses já havia perdido toda a cor. Qual a sugestão que poderia me dar para conservação ? Desde já agradeço.

Unknown disse...

Oi gostaria de saber sobre a madeira cambará para fazer um deck . EScolhi pelo baixo custo. O que posso fazer para melhor durabilidade e apresentação???

Unknown disse...

OLá . Gostaria de saber se a madeira cambará é boa para fazer um deck de 2.90 X 5.00 . Escolhi por que não gostaria de investir muito mas quero fazê-lo.

Unknown disse...

Oi Alan tenho um jardim no fundo de minha casa de 7 x 8 e gostaria de fazer um deck que fique na metade deste jardim , quanto usaria de madeira e o que tipo ficaria melhor ja que tenho 3 árvores no jardim e ele é totalmente aberto.
Obrigado
Adriano Vazquez Boretti

Mario disse...

Oi Alan,
gostaria de fazer um deck de madeira de 5,5 m x 12m para entrar uma piscina de 8x4, o deck avancaria num barranco que no final dos 5,5 m teria uns 4 m de altura.
Local da obra
Juquitiba km 314 br 116

Anônimo disse...

Oi Alan,
pretendo executar um deck na lateral de minha piscina de forma que ficará 2m do chão, isto é, 4x3 de tamanho, fazendo um vigamento de concreto armado tipo um anel chumbando as vigas de madeira do tablado que servirá para fixar as madeiras do deck. Diante da idéia, a grande duvida está, uma vez que ao entorno de minha piscina tenho pedra mineira e balaustres, pretendendo então em cima da viga de concreto, como parapeito do deck continuar o balaustre. Ficando então um deck com balaustres, você acha que fica bom?

Denis

platilogico disse...

Oi Alan,

Achei muito interessante a tecnica do fio de cobre para nao apodreder a parte de baixo, mas tenho uma outra alternativa,Madeira plastica, www.plastilogico.com.br
atenciosamente

Vicente

Adorno, Sebastião disse...

Conheça Deck de madeira com tecnologia FlexDeck, visitem o site: www.flexdeck.com.br Garantia de 5 anos, fácil instalação o mais decorativo do mercado, pronta entrega em todos os modelos.
www.flexdeck.com.br

ROGERIO disse...

Meu caro Alan, tenho uma pergunta, eu posso impermeabilizar a madeira apenas com um Stain do tipo "Castanho uv Deck osmocolor" inclusive nos barrotes, ou tem que aplicar o "Neutrol" antes?? roger.indep@yahoo.com.br

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

amei!!!
Agora estou mais animada para fazer m deck. ABRAÇOS

ROGERIO disse...

Meu caro Alan, tenho uma pergunta, eu posso usar também o arrame galvanizado entre o barrote e as ráguas??? grato pala atençao.
Rogerio RJ

Art Wood Service RJ Marcenaria e Carpintaria disse...

Meu caro Alan, tenho uma pergunta, eu posso usar também o arrame galvanizado entre o barrote e as ráguas??? grato pala atençao.
Rogerio RJ

Art Wood Service RJ Marcenaria e Carpintaria disse...

Estou tratando dum deck de cumarú com óleo de linhaça 50% + querosene 25% + jimo cupim 25% tudo misturado, e tô tendo um bom resultado, queria saber se alguém já fez isso e qual foi o resultado.

Núbia disse...

OLÁ BOM DIA.. ACHO QUE AQUI EM MINAS O PESSOAL NÃO ESTÁ MUITO ACOSTUMADO COM DECK NÃO.... PEDI MINHA ARQUITETA PARA COLOCAR AO REDOR DA MINHA PISCINA E ELA POS UM MONTE DE OBSTÁCULOS.. UM DELES É MANUTENÇÃO... DISSE QUE O DECK SÓ TEM BELEZA... ME AJUDE...
ABRAÇOS

Alê disse...

oi Alan, adorei os decks, te mandei um e-mail, com a foto da minha área para vc dar uma olhada e ver se tem uma soluçao em deck.
Abraços

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber para colocar o deck no fundo da minha casa , tenho que cimentar , o que devo proceder , desde já agradeço o seu trabalho é simplesmente magnifico

sara nasr
brasilia

Unknown disse...

maravilhoso o seu blog, viu? seguindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vou fazer um levantamento de piso, como um deck, servindo de divisória além di feachamento em vidro, justamente para que ninguém tyropece no perfil e aproveitando, esse deck servirá de um ambiente de repouso ao ar livre, com mesa e chaise (2). Mas é um falso deck, com apenas 10 de altura.

Professora Sabrina disse...

Maravilhoso o blog, parabéns!

Professora Sabrina disse...

Muito bom esse blog, parabéns!

Unknown disse...

Auguri para o Sr cetol deck da sparlak 6 anos durabilidade!