terça-feira, 4 de março de 2008

Doze bons motivos para construir com madeira

1 – Madeira como material de construção

A madeira é fácil de trabalhar e pode-se fazer de muitas formas variadas. Possui grande resistência e está livre de emissões, de condutibilidade eletrostática, assim como de radiação. Sua configuração com células que se fecham com bolhas de ar proporciona uma baixa condutibilidade térmica. Em comparação com outros materiais de construção, é a madeira o melhor isolante térmico.
As diversas variedades de madeiras, o local de crescimento e as características de seus veios fazem com que técnica e esteticamente se possa dar inumeráveis usos ou aplicações. Graças à sua alta dureza em relação ao seu peso, a diversidade de materiais de construção em madeira e a possibilidade de combiná-la sem nenhum tipo de problema com outros materiais, a transforma em um material de construção universal, capaz de cumprir com quase todas as exigências.

2 – Pré-fabricação

Graças à possibilidade de trabalhar e preparar partes completas em oficinas, sem impedir o avanço dos serviços por fatores climáticos, assegura-se desta forma a qualidade dos mesmos.
A possível utilização de maquinários de cortes computadorizados de alta precisão e dispositivos de fabricação, proporcionam um trabalho rápido, prolixo e limpo.
A conveniente relação entre peso próprio e resistência, proporciona elementos individuais leves que não necessitam transporte e nem equipamentos especiais na obra.

3 – Prazos de obra

O alto grau de pré-fabricação reduz de sensivelmente os prazos da obra. A cobertura da construção independente dos fechamentos interiores acontece em curto espaço de tempo e limita-se sobretudo à montagem dos elementos estruturais. Isto reduz notavelmente os prazos de financiamento para o proprietário.

4 – Ganho de superfície aproveitável

As construções com painéis tipo sanduíche, em comparação com construções tradicionalmente maciças possuem igual ou melhor isolamento térmico e um ganho na superfície aproveitável construída, já que para uma mesma superfície habitável a casa de madeira necessita 10% menos superfície coberta com uma considerável diminuição de custos.

5 – Técnicas construtivas

Nos países escandinavos e norte-americanos os sistemas de construção em madeira estão mais do que provados. As construções com estruturas em madeira vêm sendo moldadas às condições e normas internacionais e estão sendo utilizadas em milhares de obras novas.

6 – Isolamento térmico

Um bom isolamento térmico diminui custos com calefação e reduz notavelmente a emissão de dióxido de carbono. Com as construções em madeira é muito fácil conseguir altos níveis de isolamento térmico.
Por um lado, a madeira já possui por natureza um valor alto de isolamento térmico e por outro, o tipo da construção permite a colocação de placas de isolamento térmico de grande espessura. Desta forma, os valores requeridos de isolamento térmico podem ser amplamente satisfeitos.

7 - Facilidades para as instalações

Os conduítes podem ser instalados sem grandes trabalhos de recorte ou com estruturas de suporte. Os conduítes podem ser instalados entre as esquadrias dentro das paredes sem provocar nenhuma debilidade na estrutura. A construção de caixas ou instalações exteriores se realiza sem nenhum inconveniente.

8 – Autoconstrução

A construção a seco precisa de ferramentas simples e fáceis de se conseguir, o que torna uma boa condição para os que querem diminuir custos realizando alguns trabalhos por si mesmos.

9 – Possibilidades de ampliação e modificação

A vida útil de um edifício será influenciada de maneira decisiva, pela responsabilidade deste adequar-se a novos costumes e situações de vida. Realizar modificações e ampliações em casas modernas de madeira é muito simples e econômico, já que não é necessário realizar trabalhos importantes, custosos e trabalhosos, sendo, em construções a seco, simples o desmembramento de paredes.

10 – Clima habitável

As construções em madeira são rápidas pra se aquecerem com calefação. Em construções convencionais, o calor da calefação é absorvido primeiro pelas paredes, sendo grandes massas acumuladoras, para depois aquecer o ambiente na temperatura desejada. Uma construção em madeira a faz de uma forma muito mais rápida. Esse acúmulo de calor que as paredes cederam ao ambiente tempo depois não existe e ainda, é possível que já não seja necessário, já que o ambiente não está mais habitado e deveria esfriar-se. O esfriamento noturno nos meses de verão acontece também mais rapidamente devido justamente à pouca massa acumuladora. A pouca diferença de temperatura entre as paredes e o ar do ambiente impede a formação de correntes de ar indesejadas e de fungos provocados pela condensação nos cantos das paredes.

11 – Ecologia

A madeira economiza matérias primas porque cresce constantemente nas florestas (fábricas de madeira). Sua produção não precisa de energia fóssil e tão pouco grandes superfícies para fábricas. A madeira, em seu crescimento retira do ar o dióxido de carbono e o acumula de forma estável. Depois de usada é muito fácil de reaproveitá-la. O beneficiamento e a manufatura da madeira não necessita de grandes tecnologias e precisa, em comparação com outros materiais de construção, de muito menos energia. Não libera substâncias prejudiciais e é totalmente aproveitável.

12 – Recuperação

Ao desmontar-se uma construção em madeira, pode-se aproveitar o otal do material para realizar novas construções, para transportá-la a ouro local ou mesmo como combustível neutro de dióxido de carbono.

Fonte : Construcción en madera - Arq. Miguel Hanono, pgs. 22 e 23
Tradução : Eng. Alan Dias

7 comentários:

toi2006 disse...

voces poderiam me mandar exemplos de encaixes em madeira para construção de uma casa, eu sou fã desse tipo de coisa, grato desde já

hashioka.faha@gmail.com disse...

Olá amigo faço eng. civil na UFSCar e também vejo um grande potencial no uso da madeira, além de tudo que foi dito temos que lembrar que a utilizaçao da madeira para qualquer finalidade é uma ótima maneira de se fixar de carbono na terra ajudando a preservar a natureza, ainda sou leigo no assunto mas pretendo aprender mais, parabéns pelo blog. Abraço. Fabio Gandolfo Hashioka

Marcos disse...

Moro em uma cidade que a base da economia e a plantaçao de eucalipto.Gostaria de aproveitar esta madeira para construir uma casa simples.Onde posso pesquizar esta tecnica?

Anônimo disse...

qto custa o m²?

Anônimo disse...

qto custa o m²?

Denis disse...

vendo madeira de pinheiro,bom preco 380 euro m3

Denis disse...

00351968743916