domingo, 3 de maio de 2009

Grelha de Madeira com Vidro – Gridshell Chiddingstone Orangery

Arquiteto : Peter Hulbert Arquitectos

Cliente : Curadores da Chiddingstone Castle

Engenheiro Estrutural : Happold Büro

Estrutura de Madeiras e Concepção : Carpenter Oak & Woodland

Estrutura de Vidro : IPIG


As grelhas feitas em madeira geralmente são construídas planas, no chão, possuem seus nós rotulados e quando são erguidas, molda-se na forma que foram definidas em projeto.
Neste caso, trata-se de uma grelha com uma cobertura de vidro. Trabalho realmente desafiador pois o vidro trabalha muito diferente da madeira.
As grelhas convencionais, normalmente são travadas por panos de madeira também, o que assegra a sua estabilidade. Neste caso, como tratava-se de vidro, os engenheiros da IPIG criaram uma ferragem que pudesse ser ajustada, travada e suportasse os panos de vidro, além de fornecerem movimentação aos mesmos para que não se quebrassem.
O resultado foi realmente um trabalho de engenharia, paciência e tecnologia. A estrutura possui 12,0m x 5,0m e foi construída com a madeira carvalho (OAK). As peças de madeira possuem 3,0cm x 4,5cm e são compostas por 4 membros sobrepostos, unidos pela tal ferragem.

Chidd_33_ready Chidd_beams10_ready Chidd_curves12_ready chiddingstone-1 ChiddMainAssembly_ready Clamp_assembly_2s_ready erection-4-stanchions finished-1 finished-from-above gridshell-chiddingstone node-1 Node_close_up9_ready

designingtheglazingnodes roofandgroundfloorplan

8 comentários:

Ed Ude. disse...

Ainda não vi o blog todo... mas parece-me muito interessante. A madeira tem imenso potencial, é necessário que mais pessoas o entendam!
Bom trabalho!

Johny disse...

vc tem fotos de detalhes de encaixes viga/pilar e pilares fundaçoes

benoît disse...

oi Alan,

eu sou engenheiro especializado na estrutura de madeira na França.
Eu tenho o projeto de vir morrar no Brasil, e por isso, estou procurando informações sobre o mercado da construção madeireira brasileira para ver quais seriam as opportunidades de trabalho.
Eu acabei de descobrir teu blog que esta muito interessante.
Para començar minha "mudança profissional", eu gostaria de saber se vc pode me enviar as normas brasileiras de calculo de estrutura de madeira e das cargas climaticas. Assim eu poderia començar a aprender as specificidades do pais.

Muito obrigado

Benoît

benoit_morel@laposte.net

Rodrigo Xavier disse...

ola Alan. Eu gostaria de saber sua opinião sobre casas fabricadas com madeira garapeira ou grápia como é chamada em outros lugares...vc acha ela uma boa madeira para construções de casas?... e o custo beneficio?, gostaria de saber sua opiniao...desde ja agradeço...se puder me enviar um e-mail... r.xavier@hotmail.com

Rodrigo Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cuka* disse...

alan, tá de parabens! muito bom o blog!

Wilson Animal (PETS) disse...

Parabens. São poucas as pessoas que dedicam seu tempo pra auxiliar conhecidos piorou desconhecidos.

Engebel disse...

EXCELENTE sua Pagina e seu trabalho!parabens!