segunda-feira, 26 de maio de 2008

Uma casa em madeira para estar e viver bem

A madeira oferece o conforto mais completo

A madeira é o único material que traz tranqüilidade e que "respira". Suave e envolvente cria um ambiente profundamente sereno. Nota-se que a agressividade das crianças diminui num prédio escolar em madeira e que elas não têm vontade de pichá-lo. Viva, a madeira "respira": sua capacidade de absorver e de restabelecer a umidade do ar ambiente gera um clima bastante saudável na habitação. A madeira, particularmente indicada contra o frio, é também bastante adequada para as regiões quentes.

A parede de madeira mais simples isola melhor do que uma parede de alvenaria com isolação reforçada. A baixa inércia térmica da madeira regula rapidamente as mudanças de temperatura, qualidade bastante apreciada nas residências de férias.

E como a estrutura de madeira se caracteriza pela ausência de pontes térmicas – que representam mais de 30% do desperdício de uma casa em alvenaria – a casa em madeira se situa na vanguarda dos sistemas de redução do consumo de energia.

Famosas há muito tempo nos países do hemisfério Norte, as casas em madeira também têm o mesmo prestígio no hemisfério Sul. A madeira não armazena o calor e o principio da casa rústica se baseia na ventilação. De fato, as soluções e técnicas implantadas no Sul – aeração, veneziana com toldo, laje ou parede interna de alvenaria para a inércia térmica, terraços cobertos, isolantes finos refletores etc. – se integram naturalmente à construção em madeira.

A construção em madeira oferece uma excelente isolação acústica. Numa casa com estrutura de madeira, a justaposição de materiais que formam as paredes externas (placas de gesso, placas asfálticas, placas de madeira-cimento, pedras de revestimento etc.) e de materiais ditos “elásticos” (lãs e fibras isolantes) isolam totalmente os barulhos externos.

A casa comunicante é em madeira

A madeira deixa passar as freqüências dos aparelhos equipados com rádios transmissores. Como as freqüências são de 5 a 10 vezes menos amortizadas pela madeira do que pelo concreto, a madeira garante, a partir do cômodo onde nos encontramos a boa gestão de todos os aparelhos da casa: televisores, caldeiras, aquecedores de água, equipamentos de segurança, iluminação, abertura e fechamento das persianas etc.

A madeira é confiável para as comunicações a distância com o grupo de equipamentos chamados “inteligentes”.

Computador, televisor, eletrodomésticos do futuro, câmera... A comunicação se faz sem problemas através de uma ligação telefônica pela internet. Assim, do outro lado do mundo, pode-se administrar uma casa. Por exemplo, controlá-la por uma câmera após um eventual alerta do sistema de segurança ou similar uma presença pela abertura e fechamento das luzes e das venezianas.

* Uma construção inventiva e de ótimo desempenho!

A madeira, uma tecnologia modular e flexível

Habitat tradicional ou contemporâneo, a madeira é um material high tech por excelência.

Na maior parte dos paises industrializados, principalmente Estados Unidos e na Europa do Norte, a porcentagem de casas de madeira ultrapassa os 90%! Por meio de quatro grandes técnicas de construção aprovadas, a madeira se revela notável para modular e conciliar livremente a escolha estética, o terreno. Sem contar suas qualidades mecânicas! Num outro aspecto, o da construção de pontes, por exemplo, permite atingir vãos de 100 metros ou mais.

* Qualidades mecânicas e rapidez de montagem, a madeira é excepcional!

Quatro técnicas para construir bem

1. Madeira empilhada (LOG): força do material bruto. Esta técnica de construção se baseia no principio da isba ou do velho chalé.

Empilhamento horizontal ou ajuste vertical de peças de madeira espessas que se encaixam umas nas outras, este sistema obedece geralmente a um partido estético tradicional: fachadas que apresentam poucas aberturas, articulações visíveis, acabamentos interiores que deixam passar o ar, mantidos em madeira natural. Como as peças de madeira são perfiladas e reunidas com precisão, a água da chuva corre sem penetrar no conjunto.

Quanto às paredes, elas serão ao mesmo tempo portantes e naturalmente isolantes.

2. Pilares e vigas (POST AND BEAM): liberdade de criação e arquitetura da luz.

Principio de construção: os pilares dispostos de 2,5 a 5 metros são juntados às vigas.

Preparados em oficinas, o esqueleto da casa se monta em alguns dias. Esta estrutura firme fica totalmente visível e se integra á decoração interior. Pode-se enfeitá-la com pilares de formato redondo.

A dissociação técnica entre a estrutura de pilares e vigas e o enchimento traz por outro lado uma verdadeira liberdade de concepção: grandes aberturas envidraçadas ou estruturas-painéis com isolante espesso, paredes de alvenaria com tijolos ou de concreto celular, barro de construção ou terra-palha, pranchões empilhados... Todas as soluções de enchimento são possíveis.

3. Estruturas painéis (WOOD FRAMING): expressividade das fachadas e dos volumes.

Este sistema construtivo, aperfeiçoado há mais de um século nos Estados Unidos, é o mais divulgado no mundo. Painéis de contraplacado ou de grandes partículas orientadas (OSB) são fixados em montantes em madeira com espaçamento de 40 a 60 cm. O isolante térmico se integra ao interior da estrutura.

O canteiro dura apenas algumas semanas. As paredes, fabricadas no local ou numa oficina, são juntadas no local. Além da rapidez, esta técnica apresenta a vantagem de leveza, interessante para terrenos com baixa capacidade de suportar pesos, fundamental em áreas sísmicas.

Oferece ainda numerosos recursos: pode-se associá-la aos elementos pilares e vigas para criar volumes arquitetônicos maiores, uma parede de alvenaria para a inércia térmica, uma fachada em vidro para ampla iluminação... Pode-se também se fazer paredes curvas.

4. Painéis maciços: construções de grande porte. Painéis de estrutura em chapas contracoladas são utilizados tanto como elementos para as paredes externas, como paredes interiores, assoalhos, suportes de cobertura e ainda para casas individuais assim como construções coletivas, industriais e comerciais.

Suas qualidades mecânicas são superiores ao da madeira maciça, pois podem trabalhar em todos os sentidos. Fabricados em grandes dimensões, permitem uma construção rápida e limpa. Constituem paredes maciças indeformáveis que, por sua capacidade de acumulação de calor e de vapor de água, trazem o máximo de conforto. Pode-se associá-los prioritariamente pelo exterior a todos os materiais isolantes e de revestimento atualmente existentes no mercado.

Revestimentos de madeira, uma tecnologia bastante segura

Revestimento de proteção, a “pele dupla” que protege das intempéries.

De fato, todos os revestimentos da fachada, quaisquer que sejam, são colocados sobre uma estrutura independente da estrutura principal. No que diz respeito ao revestimento de proteção em madeira maciça ou em produtos derivados da madeira, oferece um amplo leque de opções estéticas. As lâminas ou ripas podem ser juntadas verticalmente, horizontalmente ou de formas oblíqua, plana ou curva. Elas podem ser pintadas, receber vernizes ou stains ou ficar naturalmente prateadas pela ação do sol.

* A madeira se conserva facilmente!

* Weekends despreocupados, a madeira libera tempo!

A Estrutura portante de uma casa não pede nenhuma manutenção

Ela é protegida de forma durável no momento da construção.

Todos os revestimentos da fachada das casas com estrutura de madeira, sendo colocados como uma “dupla pele”, sua deterioração eventual (se a manutenção for feita tardiamente) não atinge a estrutura portante, pois eles são separados por uma camada de ar para assegurar a ventilação e por uma tela que apara a chuva.

Ideal: O revestimento de proteção em madeira

Nenhuma manutenção, quando o sol patina a madeira natural.

Esta fina camada de patina protege a madeira, que permanece perfeitamente saudável. Seu aspecto grisalho se funde naturalmente. Variando do preto ao cinza prateado, passando pelo marrom conforme os climas, a altitude e as espécies de árvores utilizadas, estabiliza-se após alguns anos. Pode-se, entretanto renovar facilmente a cor original da madeira, seja aplicando com pincel diferentes produtos, seja por um jato de água de alta pressão, que provoca a erosão dos microorganismos da superfície. Nestes dois casos, o polimento é inútil.

Se preferir a madeira colorida, as veladuras são notáveis.

A manutenção de um revestimento com veladura não leva mais do que dois dias, a cada cinco ou sete anos – nitidamente menos do que refazer o reboco na alvenaria! E quando ela é conservada regularmente, a decapagem “para que fique branca” é inútil, pois os produtos com veladura se degradam por esfarelamento e não por escamação.

Receitas para uma manutenção exterior limitada

Decida-se – madeira natural ou colorida – antes da construção.

É na realidade a solução de longa duração, dez anos ou mais, para as pinturas: tratadas em todas as faces na fábrica, as lâminas de revestimento de proteção em madeira maciça oferecem uma melhor resistência ao sol, sobretudo se a opção for por produtos microporosos, como veladuras e de cor clara.

As lâminas de revestimento de proteção com arestas arredondadas se casam particularmente com tintas que cobrem totalmente e que se depositam mais facilmente nos arredondados e além disso resistem por mais tempo que nas de arestas vivas.

A manutenção é ainda reduzida por um revestimento de proteção vertical: colocadas nesta direção, as lâminas eliminam mais rapidamente as águas de escoamento que na horizontal ou no formato oblíquo: os acabamentos são, portanto menos sujeitos à erosão. Notar-se-á igualmente que um produto de acabamento adere mais sobre lâminas brutas do que sobre lâminas polidas.

Informação útil: as últimas gerações de revestimentos de proteção oferecem lâminas em fibras duras moldadas ou revestidas de estratificado de alta pressão, para as quais a manutenção é quase inexistente.

Eng. Alan Dias

terça-feira, 6 de maio de 2008

Construir Bem 07 - Estruturas de Madeira

Programa Construir Bem, que fala sobre estruturas de madeira. Há entrevistas com o arquiteto Marcos Acayaba que projetou a casa Hélio Olga Jr.

Também há entrevistas com o próprio eng. Hélio Olga, falando sobre as características da madeira. O professor e arquiteto Yopanan fala sobre encaixes na madeira.

No segundo bloco o arquiteto Silvio Sant'anna fala sobre o sistema wood-framing, ainda pouco difundido no Brasil.

A apresentação fica a cargo de Vagner Barbosa e Ana Cecília Ribeiro.

Primeiro Bloco

Segundo Bloco