sexta-feira, 18 de julho de 2008

Estrutura em Árvore - Credit Valley Hospital

Acabei de voltar do XI EBRAMEM, que aconteceu em Londrina - PR. Lá conheci um senhor chamado Gary Williams, dono da Timber Systems, no Canadá. Assisti à uma palestra sobre uma estrutura de madeira laminada colada em forma de árvore, feita para o hospital Credit Valley, localizado em Ontario no Canadá. Achei uma estrutura super interessante, principalmente pela concepção arquitetônica e pelas dificuldades encontradas para construí-la pois geralmente em hospitais não se pode construir com madeira. Mas o Sr. Williams criou um sistema de resfriamento com sprays de micropartículas de água na madeira, caso um incêndio começasse. Com isso, convenceu as autoridades de que construir com madeira é seguro, e torna o ambiente aconchegante para as pessoas. Principalmente em hospitais, onde precisamos de ambientes acolhedores.

Local : Ontario - Canadá
Arquitetura : Tye Ferrow (www.ferrowpartnership.com)
Construção : Timber Systems (www.timsys.com)

farrow2 farrow3 hea_cvh_2_large hea_cvh_4_large hea_cvh_6_large tyefarrow20 001 002 003 004 008 010 011 Ingenieurholzbau 012

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa estrutura que lembra diversas árvores pelo hospital. Mais interessante ainda é a busca de uma solução para a implantação de um sistema que convenceu as autoridades a aceitar esta estrutura.
Fernando Galvão.

Eng. Alan Dias disse...

Fernando ! Estava sentindo falta dos seus comentários !
Abraço !

Anônimo disse...

Olá Alan! Muito legal você apresentar esse belo projeto aqui no teu blog. Como colocou muito bem Mr. Gary em sua palestra, a madeira é um material de infinitas possibilidades. Cabe a nós, arquitetos e engenheiros, aprender a utilizá-la com criatividade e competência defendendo e incentivando o seu uso nas mais diversas formas!
Um abraço,
Mônica Aprilanti.

Unknown disse...

Oi Alan,
Achei barbaro e magnifico esse post.Gostei mtu tb do seu post sobre o Solemar...mtu bom, esta de parabens!!!
Gostei Mtu da solução para a utilisação da madeira em um Hospital.

santos disse...

ola alan,tenho um grande conhecimento em madeira ocladas,e estrutura de madeiras,vc pode me ajudar.estou a procura de emprego nesta area vc sabe alguma empresa aqui em portugal.msn er renatoatletas@hotmail.com .obrigado.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Virou uma referência!
Se mais pessoas tivessem essa iniciativa, certamente melhoraríamos muito os nossos padrões construtivos!

Anônimo disse...

Olá Alan, acabei de te enviar um email pedindo algumas informações sobre a estrutura do Centro Cultura Jean Marie Tijibaou, aguardo ansiosa alguma resposta sua.

Desde já Obriagda pela atenção!

amora disse...

adorei seu blog e já recomendei aos meus alunos.
Ana Albano Amora

Unknown disse...

Olá! Estava pesquisando sobre estruturas em Madeira para um trabalho, e encontrei seu blog! Muito bom!! Eu participei do XI EBRAMEM como apoio, não tive a oportunidade de ver todas as palestras, uma pena. Gostei bastante desse hospital. Vou procurar passar sempre por aqui para ver as novidades.
Graciela Afonso

Anônimo disse...

Olá, sou aluno do 5º ano de arquitectura em Portugal, estou a realizar um trabalho sobre patologias na construção,e a madeira é obviamente um dos temas. Gostaria de saber se me podes ajudar. Achei o teu blog super interessante e pretendo passar a frequentá-lo com alguma frequência. o meu mail é pensaforadacaixa@hotmail.com
João Simões