segunda-feira, 14 de maio de 2007

Armalam Itália - Escritório de Engenharia

A Armalam Itália (http://www.armalam.it/) é um escritório de estruturas de madeira localizado em Trento, na Itália. Criada por dois engenheiros calculistas, Lucca Gotardi e Claudio Cattich, foi formada em 2003 e seu carro chefe são as vigas Armalam, de madeira laminada colada e armada com ferragens. Mas também projetam com vigas de madeira maciça. Abaixo seguem alguns de seus projetos, bem interessantes !

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alan,
A cada dia que vejo seu blog me convenço mais ainda sobre as potencialidades do uso da madeira na construção civil.
Lendo seu blog, já consegui rebater alguns questionamentos de colegas sobre a "fragilidade" da madeira.
Até o próximo!
Arq. Fernando Galvão.

Anônimo disse...

O material que você publica é muito bom. Simples, com referências e bem ilustrado. Parabéns.
Um artigo que gostei bastante foi sobre "Madeira: um material resistente ao fogo" (algo assim o título), tanto pelas fotos quanto pela bibliografia.
Arq. Fernando Galvão.

Eng. Alan Dias disse...

Obrigado Fernando ! O intuito do BLOG é exatamente dismistificar a madeira, que por questões puramente culturais e graças ao lobby do concreto e do aço, não é utilizada em larga escala em nosso país.
Um abraço !
Eng. ALan Dias

Anônimo disse...

Muy interesante lo que publicas, me interesaria saber más sobre bibliografia de calculo para el uso de madera en grandes luces
gracias
Arq. Fernando Romero

Cesar Guarnieri - arquiteto disse...

Oi Allan! parabéns pelo blog.Muito interessante o material que vc disponibiliza a todos. Entrei na comunidade de estruturas de madeira no orkut, e peguei o endereço do blog, que é surpreendente. Cada dia que passa fico mais fascinado pela madeira, espero poder sempre trabalhar com esse material.
Cesar Guarnieri arquiteto jaú-SP

Anônimo disse...

Alan,
Sou entusiasta de estruturas metálicas e de madeira por sua leveza e elegância. Estas que você apresenta no blog são belíssimas. Fiquei intrigado como são produzidas as peças principais curvas (algo parecido com a "calandragem" das peças metálicas?)? Pode me indicar textos a respeito?
Sou Engenheiro Projetista de estruturas metálicas.
Saudações.

Eng. Alan Dias disse...

Caros amigos, obrigado pelas visitas e comentários ! Pediria que por favor deixassem seus e-mails pra que eu possa responder às dúvidas e agradecê-los pessoalmente !

Fernando - Por favor, me envie su correo electronico, para que te lo envie material sobre calculo.

Cesar - Não se arrependerá em continuar usando esse material tão prático e renovável na natureza!

Marcelo - Mandei-lhe um e-mail explicativo ! Obrigado !

Unknown disse...

Caro Alan,
Poderiamos comentar em seu blog sobre a falta de incentivo no uso da madeira pela construção civil brasileira.
Além da falta de publicações e de tradição no manejo do material, o emprego da madeira é dificultado ainda mais por não se conseguir financiamentos porque as seguradoras tem restrições ou simplesmente não fazem seguros para construções de madeira. Ignoram que a maioria das casas de alvenaria utiliza estrutura de madeira em seus telhados.
Os debates sobre sustentabilidade na construção não passarão de retórica enquanto não forem considerados as implicações técnicas, ambientais e financeiras para o uso em larga escala da madeira.
Arquiteto Carlos Ferrari
carloseferrari@gmail.com

Anônimo disse...

Aprendi muito

Sidney disse...

Olá Alan! Sou cabeleireiro aqui em curitiba e moro numa casa conhecida aqui como "tabuada". Resolvi fazer uma reforma total na casa e estou criando uma estrutura para chalé, com fundações em concreto, estruturas em eucalipto tratado e fechamentos e assoalhos de tábuas. Tenho pouco conhecimento técnico( meu Pai foi carpinteiro e marceneiro) e estou construindo meio que por conta. Gostaria se possível enviar algumas fotos da minha construção para que você analizase do ponto de vista Técnico. Caso possivel deixo meu e-mail. siddutra@gmail.com.
Parabéns pelo Blog!