Enquanto alguns paises da Europa exigem que as novas construções tenham alto percentual de madeira em sua construção, atendendo aos princípios do Protocolo de Kyoto, no Brasil, a madeira ainda é vista como opção temporária ou rústica, nunca como matéria-prima essencial.
A exposição ‘Arquitetura da Madeira para o século XXI’ pretende situar o panorama brasileiro na utilização dessa matéria-prima não como alternativa, mas como recurso de linguagem e opção tecnológica e sustentável. A primeira parte da exposição abre as portas para um mundo de possibilidades e qualifica as diferentes vertentes do universo do material. Na segunda parte, alguns projetos, despidos da sua superfície, são apresentados em maquetes estruturais acompanhadas de painéis com imagens da obra acabada e das principais características construtivas. Há maquetes de autores brasileiros, um chileno e um europeu, representantes de mercados maduros, que estabelecem uma saudável comparação.
Não se trata de uma exposição técnica, já que o foco é a linguagem, mas há informações suficientes para o público em geral e os especialistas.
A exposição está dividida em dois módulos entrelaçados: módulo sobre a madeira como matéria-prima no século 21, e módulo sobre projetos e construções utilizando a madeira de forma diferenciada.
Museu da Casa Brasileira: abertura dia 3 de Maio. A mostra fica em cartaz até 19 de junho. não perca!
Obras selecionadas com maquete, fotos e desenhos:
Brasil:
Residencia Olga – Marcos Acayaba
Residência Rossi – Renato Rossi
Atelier Acaya – Una arquitetura
Escola em Angola – Una arquitetura
Residencia Aflalo – Marcelo e Marta Aflalo
Haras Campos de Jordão – Mauro Munhoz
Ponte Wurth – Alan Dias
Capela Raquel Novais – Beatriz Meyer
Obras selecionadas sem maquetes, com fotos e desenhos
Condominio Taguaí – Cristina Xavier
Mundo:
Obras Chilenas – contruidas pela IngeLam
Cascas e Peles no mundo
South pond Pavilion – Studio Gang
Ponte e torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário