Projeto de Arquitetura : WGAP (Walter Gola)
Cálculo Estrutural : Carpintería Estruturas de Madeira (Eng. Alan Dias)
Local : Ilhabela - SP
Ano de Construção : 2009/2010
Madeira utilizada : Itaúba e Eucalipto Citriodora
Montagem : WGAP e Carpintería (Equipes)
Esse belíssimo projeto, concebido juntamente com o arquiteto Walter Gola, tem algumas peculiaridades bem interessantes! Primeiramente pode-se perceber que nas “quinas” dos bangalôs não existem pilares, a estrutura foi “girada” em forma de losango. Assim, temos todas as quinas livres e uma maior visão de dentro deles. O Segundo aspecto é que na casa principal usamos pilares de madeira inclinados, com uma porta de vidro em ângulo, dando uma sensação totalmente diferente pra quem passa por lá! Agora, estruturalmente falando, o que mais me agrada (e deu trabalho!) é esta viga de eucalipto de 40cm de diâmetro que colocamos sobre as vigas inclinadas. Ela é composta por duas peças de 8,0m com uma emenda NO MEIO do vão e balanços de 3,5m. Isso me dá 9,0m de vão livre no meio da casa. Criei uma espécie de FLANGE pra unir as duas madeiras roliças coimo se fossem tubulações. Além disso, há uma laje de concreto por cima, onde utilizei um sistema misto. Chumbei com cola química alguns pinos metálicos sobre a viga de eucalipto e concretei a laje neles. Isto fez com que o concreto trabalhasse à compressão e a madeira apenas à tração e um pouco de flexão. Isto é lindo! A engenharia trabalhando à favor das estruturas em madeira!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Casa Salzano–Ilhabela-SP
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Arquitetura e Construção–Março de 2011
Projeto Arquitetônico : Arthur Casas
Estruturas de Madeira : Callia Estruturas de Madeira
Participei da elaboração deste projeto em 2006, com vários detalhes em madeira. Detalhamos os pergolados em balanço, brises, aletas móveis das janelas e revestimentos de eucalipto!
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Arquitetura da Madeira para o Século XXI–Mostra no Museu da Casa Brasileira
Enquanto alguns paises da Europa exigem que as novas construções tenham alto percentual de madeira em sua construção, atendendo aos princípios do Protocolo de Kyoto, no Brasil, a madeira ainda é vista como opção temporária ou rústica, nunca como matéria-prima essencial.
A exposição ‘Arquitetura da Madeira para o século XXI’ pretende situar o panorama brasileiro na utilização dessa matéria-prima não como alternativa, mas como recurso de linguagem e opção tecnológica e sustentável. A primeira parte da exposição abre as portas para um mundo de possibilidades e qualifica as diferentes vertentes do universo do material. Na segunda parte, alguns projetos, despidos da sua superfície, são apresentados em maquetes estruturais acompanhadas de painéis com imagens da obra acabada e das principais características construtivas. Há maquetes de autores brasileiros, um chileno e um europeu, representantes de mercados maduros, que estabelecem uma saudável comparação.
Não se trata de uma exposição técnica, já que o foco é a linguagem, mas há informações suficientes para o público em geral e os especialistas.
A exposição está dividida em dois módulos entrelaçados: módulo sobre a madeira como matéria-prima no século 21, e módulo sobre projetos e construções utilizando a madeira de forma diferenciada.
Museu da Casa Brasileira: abertura dia 3 de Maio. A mostra fica em cartaz até 19 de junho. não perca!
Obras selecionadas com maquete, fotos e desenhos:
Brasil:
Residencia Olga – Marcos Acayaba
Residência Rossi – Renato Rossi
Atelier Acaya – Una arquitetura
Escola em Angola – Una arquitetura
Residencia Aflalo – Marcelo e Marta Aflalo
Haras Campos de Jordão – Mauro Munhoz
Ponte Wurth – Alan Dias
Capela Raquel Novais – Beatriz Meyer
Obras selecionadas sem maquetes, com fotos e desenhos
Condominio Taguaí – Cristina Xavier
Mundo:
Obras Chilenas – contruidas pela IngeLam
Cascas e Peles no mundo
South pond Pavilion – Studio Gang
Ponte e torres