Árvore de Natal feita com sobras de madeiras de obras!
Feliz Natal de toda a equipe da Carpintería Estruturas de Madeira :
Eng. Alan Dias
Paulo Bastos
Bruna Takeda
Maria José
Árvore de Natal feita com sobras de madeiras de obras!
Feliz Natal de toda a equipe da Carpintería Estruturas de Madeira :
Eng. Alan Dias
Paulo Bastos
Bruna Takeda
Maria José
Obra : Cobertura Haras
Cálculo e Montagem : Ita Construtora – Eng. Hélio Olga
Local : Campos do Jordão – SP
Recebi estas fotos do Eng. Hélio Olga, que agora está produzindo vigas de madeira laminada colada (MLC) em madeira Lyptus (da Aracruz) com cola de Poliuretano PURBOND. As ferragens são de uma empresa que está se instalando agora no Brasil, chamada RothoBlaas.
É a Madeira Laminada Colada começando a ser utilizada novamente como opção de estrutura para diversas finalidades!
Meus parabéns à equipe da Ita Construtora, grandes parceiros!!!!
Selecionei dois vídeos que me indicaram no youtube que falam exatamente do porque devemos daqui pra frente passar a utilizar muito mais madeira nas estruturas!
Estão em inglês mas espero que gostem e sejam bastante úteis!
Enjoy!
Arquiteto : Walter Gola
Cálculo Estrutural Madeira e Metálica : Eng. Alan Dias
Fundações : Reyolando Brasil
Decoração e Estilo : Arq. Hélio Pellegrino
Paisagismo : Gil Fialho
Local : Rua Bela Cintra 1929, São Paulo, SP
Este foi um projeto beeem desafiador que fiz aqui em São Paulo. Os proprietários me contrataram pra fazer uma estrutura totalmente mista de madeira, metal e concreto. Pensei tudo como se fossem pórticos independentes pra resolver os cálculos, depois juntei tudo. Todos os pilares da estrutura estão a 1cm do chão, para parecer que o restaurante está flutuando. Coisa de projetista mesmo. Pra ligar as vigas metálicas nos pilares de madeira criei (com uma dica da Eng. Helô Maringoni – thanks!) um anel metálico que “abraçou” o pilar, me dando área para solda das peças metálicas. Logo na entrada, um pergolado atirantado com cabos de aço em forma de “X” para não balançarem. Escada metálica com degraus engastados no pilar de madeira formam uma “escultura” central, pura magia estrutural! O palco, sem pilares frontais, apenas fixados nos pilares laterais de madeira parece estar voando. No andar superior, criei uma treliça com 11m de vão livre, suportada no ponto central com minha mão-francesa em forma de tesoura invertida. Cobertura com telhas metálicas trapezoidais e uma abertura zenital imensa e redonda, que parece um disco voador de ponta cabeça, concedendo ao lugar luz natural em todas as horas do dia!
Projeto foi muito bom de fazer, deu pra exercitar muito a criatividade!!!
As estruturas recíprocas são um tipo de estrutura formada por grelhas tridimensionais principalmente usadas como uma estrutura de telhado ou cobertura, consistindo em peças que se apoiam mutuamente e inclinadas colocadas em um circuito fechado. A extremidade interna de cada viga serve como apoio e suporta o feixe adjacente. Na extremidade externa das vigas, são apoiadas por uma parede externa, anel de raio ou por colunas. O apoio mútuo irradiando feixes colocado tangencialmente em torno de um ponto central de simetria forma um polígono interior. As extremidades das vigas forma um polígono exterior de um círculo.
Principalmente em madeira, esse sistema estrutural torna-se bastante interessante pois é uma estrutura que se suporta “por si só”, como um jogo de “pega-varetas”.
Mais uma inspiração para os arquitetos!