Na história da construção a madeira resulta no primeiro, e por muito tempo, o material mais importante para construções portantes. Se no princípio dos tempos – a dizer, há uns 40.000 anos atrás – prevalecia a sua fácil manipulação e transformação com peles e couros, hoje são uma série de propriedades específicas que fundamentam a eleição deste material.
- Produção com baixo impacto ambiental;
- Elaboração e transformação sem um consumo significativo de energia fóssil;
- Relação muito favorável entre peso e resistência;
- Alta resistência térmica junto à uma inércia térmica muito apreciável;
- Disponibilidade de uma vasta tabela de densidades e resistências características;
- Grande número de espécies e tipos de madeira, com cores e texturas características e bem diferenciadas;
- Disponibilidade de colas e tipos de uniões de alta qualidade e múltiplas aplicações;
- Ampla oferta de produtos semielaborados em madeira maciça e produtos derivados com usos múltiplos;
Elementos construtivos, produtos de consumo, móveis e utilidades diversas feitos em madeira, reúnem por meio de sua fácil conformação e agradável percepção que transmitem por contatos sensoriais, as características materiais ideais que lhe são próprias.Robustez e elegância, qualidades termoacústicas e propriedades ergonômicas dos objetos, assim como o nobre envelhecimento do material orgânico, são características que complementam de maneira formidável a ordem e os princípios geométicos-arquitetônicos tanto da perfeição clássica e insuperável do Palácio de Katsura (séc. XVII, Kyoto, Japão) como o potencial de autoconstrução, que convergem em desenhos soberbos, possibilitam que este nosso mundo material se transforme num excitante e por sua vez familiar reencontro com a madeira.
Arquiteto Thomas Herzog
Julio, 2001
Traduzido por Eng. Alan Dias
Revista Tectónica 13 - Estructuras de Madera II - www.tectonica.es
quarta-feira, 16 de maio de 2007
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Armalam Itália - Escritório de Engenharia
A Armalam Itália (http://www.armalam.it/) é um escritório de estruturas de madeira localizado em Trento, na Itália. Criada por dois engenheiros calculistas, Lucca Gotardi e Claudio Cattich, foi formada em 2003 e seu carro chefe são as vigas Armalam, de madeira laminada colada e armada com ferragens. Mas também projetam com vigas de madeira maciça. Abaixo seguem alguns de seus projetos, bem interessantes !
domingo, 13 de maio de 2007
Novas Técnicas (1) : Madeira Armada (Legno Armato)
A madeira armada foi criada em 1998 pelos engenheiros calculistas de madeira italianos Giovanni Cenci e Giovanni Noseda Pedraglio. É um sistema que adiciona ferragens "negativas" no topo e na base da viga de madeira laminada, tornando-a mais resistente à flexão. Cria-se dois frisos no topo e na base da viga e adiciona-se a barra metálica, colando-a com adesivo epóxi (no Brasil pode-se utilizar o SIKADUR 32). Funciona basicamente como as vigas de concreto armado, só que com uma estética muito mais aprazível !