sexta-feira, 14 de março de 2008

Casa na Fazenda - TORA LOG HOMES

Obra : Casa na Fazenda
Cálculo Estrutural : Eng. Júlio Eustáquio de Melo
Arquitetura : James Lawrence Viana
Projeto e Execução : Tora Log Homes (Fábrica 1, quando os encaixes eram mais artesanais), hoje na fábrica 2 a Tora possui uma máquina única na América Latina, que já faz todos os encaixes e furos automaticamente, praticamente montando toda a estrutura de madeira na fábrica, antes de enviá-la ao cliente. 
Madeira utilizada : Eucaliptos diversos, entre eles o citriodora, urophylla, grandis e cloeziana.


Quer uma casa destas ? www.carpinteria.com.br


Casa na Fazenda_01 Casa na Fazenda_02 Casa na Fazenda_03 Casa na Fazenda_04 Casa na Fazenda_05 Casa na Fazenda_06 Casa na Fazenda_07 Casa na Fazenda_08 Casa na Fazenda_09 Casa na Fazenda_10 Casa na Fazenda_11 Casa na Fazenda_12

terça-feira, 4 de março de 2008

Doze bons motivos para construir com madeira

1 – Madeira como material de construção

A madeira é fácil de trabalhar e pode-se fazer de muitas formas variadas. Possui grande resistência e está livre de emissões, de condutibilidade eletrostática, assim como de radiação. Sua configuração com células que se fecham com bolhas de ar proporciona uma baixa condutibilidade térmica. Em comparação com outros materiais de construção, é a madeira o melhor isolante térmico.
As diversas variedades de madeiras, o local de crescimento e as características de seus veios fazem com que técnica e esteticamente se possa dar inumeráveis usos ou aplicações. Graças à sua alta dureza em relação ao seu peso, a diversidade de materiais de construção em madeira e a possibilidade de combiná-la sem nenhum tipo de problema com outros materiais, a transforma em um material de construção universal, capaz de cumprir com quase todas as exigências.

2 – Pré-fabricação

Graças à possibilidade de trabalhar e preparar partes completas em oficinas, sem impedir o avanço dos serviços por fatores climáticos, assegura-se desta forma a qualidade dos mesmos.
A possível utilização de maquinários de cortes computadorizados de alta precisão e dispositivos de fabricação, proporcionam um trabalho rápido, prolixo e limpo.
A conveniente relação entre peso próprio e resistência, proporciona elementos individuais leves que não necessitam transporte e nem equipamentos especiais na obra.

3 – Prazos de obra

O alto grau de pré-fabricação reduz de sensivelmente os prazos da obra. A cobertura da construção independente dos fechamentos interiores acontece em curto espaço de tempo e limita-se sobretudo à montagem dos elementos estruturais. Isto reduz notavelmente os prazos de financiamento para o proprietário.

4 – Ganho de superfície aproveitável

As construções com painéis tipo sanduíche, em comparação com construções tradicionalmente maciças possuem igual ou melhor isolamento térmico e um ganho na superfície aproveitável construída, já que para uma mesma superfície habitável a casa de madeira necessita 10% menos superfície coberta com uma considerável diminuição de custos.

5 – Técnicas construtivas

Nos países escandinavos e norte-americanos os sistemas de construção em madeira estão mais do que provados. As construções com estruturas em madeira vêm sendo moldadas às condições e normas internacionais e estão sendo utilizadas em milhares de obras novas.

6 – Isolamento térmico

Um bom isolamento térmico diminui custos com calefação e reduz notavelmente a emissão de dióxido de carbono. Com as construções em madeira é muito fácil conseguir altos níveis de isolamento térmico.
Por um lado, a madeira já possui por natureza um valor alto de isolamento térmico e por outro, o tipo da construção permite a colocação de placas de isolamento térmico de grande espessura. Desta forma, os valores requeridos de isolamento térmico podem ser amplamente satisfeitos.

7 - Facilidades para as instalações

Os conduítes podem ser instalados sem grandes trabalhos de recorte ou com estruturas de suporte. Os conduítes podem ser instalados entre as esquadrias dentro das paredes sem provocar nenhuma debilidade na estrutura. A construção de caixas ou instalações exteriores se realiza sem nenhum inconveniente.

8 – Autoconstrução

A construção a seco precisa de ferramentas simples e fáceis de se conseguir, o que torna uma boa condição para os que querem diminuir custos realizando alguns trabalhos por si mesmos.

9 – Possibilidades de ampliação e modificação

A vida útil de um edifício será influenciada de maneira decisiva, pela responsabilidade deste adequar-se a novos costumes e situações de vida. Realizar modificações e ampliações em casas modernas de madeira é muito simples e econômico, já que não é necessário realizar trabalhos importantes, custosos e trabalhosos, sendo, em construções a seco, simples o desmembramento de paredes.

10 – Clima habitável

As construções em madeira são rápidas pra se aquecerem com calefação. Em construções convencionais, o calor da calefação é absorvido primeiro pelas paredes, sendo grandes massas acumuladoras, para depois aquecer o ambiente na temperatura desejada. Uma construção em madeira a faz de uma forma muito mais rápida. Esse acúmulo de calor que as paredes cederam ao ambiente tempo depois não existe e ainda, é possível que já não seja necessário, já que o ambiente não está mais habitado e deveria esfriar-se. O esfriamento noturno nos meses de verão acontece também mais rapidamente devido justamente à pouca massa acumuladora. A pouca diferença de temperatura entre as paredes e o ar do ambiente impede a formação de correntes de ar indesejadas e de fungos provocados pela condensação nos cantos das paredes.

11 – Ecologia

A madeira economiza matérias primas porque cresce constantemente nas florestas (fábricas de madeira). Sua produção não precisa de energia fóssil e tão pouco grandes superfícies para fábricas. A madeira, em seu crescimento retira do ar o dióxido de carbono e o acumula de forma estável. Depois de usada é muito fácil de reaproveitá-la. O beneficiamento e a manufatura da madeira não necessita de grandes tecnologias e precisa, em comparação com outros materiais de construção, de muito menos energia. Não libera substâncias prejudiciais e é totalmente aproveitável.

12 – Recuperação

Ao desmontar-se uma construção em madeira, pode-se aproveitar o otal do material para realizar novas construções, para transportá-la a ouro local ou mesmo como combustível neutro de dióxido de carbono.

Fonte : Construcción en madera - Arq. Miguel Hanono, pgs. 22 e 23
Tradução : Eng. Alan Dias